domingo, 3 de junho de 2012

Comunidade Santa Clara


A comunidade Santa Clara iniciou sua caminhada no ano de 1987, a partir da ocupação do bairro Morada do Vale III. Diante desta situação, um grupo de senhoras, formado por antigos moradores (proprietários), liderados pela senhora Noversei, sensibilizadas com as famílias que ali estavam pleiteando sua moradia, num gesto de acolhida e solidariedade percorriam as barracas, levando alimentos, água, cobertores, etc., e também conforto espiritual através da oração e da palavra de Deus. Após muita luta, organização e várias reuniões as famílias conquistaram o direito de comprar suas moradias. Então sentiram a necessidade de continuarem rezando para fortalecerem a caminhada e reuniam-se a cada quinze dias, alternando as casas. Esses encontros, vez por outra eram acompanhados pelo padre Léo Schneider, pároco da Igreja Santa Luzia, Vila Fátima. O tempo foi passando, o grupo aumentando, surgiu então a necessidade de um espaço maior para a realização desses encontros, bem como o desejo de que houvesse celebração de missas e catequese nesta comunidade. A senhora Noversei foi procurar o padre Léo Hastenteufel, pároco da Igreja Nossa Senhora de Fátima, na parada 59, que deu o maior apoio, liberou a catequese e passou a celebrar as missas já no salão da associação dos moradores “AMOVALE III”, que foi gentilmente emprestado pelo Senhor Jure Borba, na época presidente desta entidade.
A comunidade cresceu e surgiu a necessidade de um local próprio para ampliar os serviços pastorais. Ainda sob a liderança da senhora Noversei, este grupo passou a reunir-se também para pensarem formas e estratégias, a fim de conseguirem um espaço (terreno) para construir a Igreja. Formaram uma comissão e foram à prefeitura solicitar junto ao poder público uma área para construção do prédio. Após a concessão da área, inicia-se a construção de um salão comunitário, através de doações, festividades e mutirões. Nasce então a Comunidade Santa Clara, cujo nome foi escolhido pela comunidade. As missas e festividades aconteceram no mesmo espaço, até a construção do prédio atual, que se realizou com a ajuda do Frei Flávio Guerra, que conseguiu uma doação da Alemanha e também através de campanhas, festividades, dízimo e muito empenho e esforço de todos.
Hoje, a Comunidade Santa Clara tem um salão para realizar suas festividades e sua igreja que conta com as seguintes pastorais: dízimo, saúde, ministros, catequese, crisma, liturgia, juventude e coroinhas, que se colocam a serviço dos irmãos num espírito de amor e fraternidade, a exemplo de sua padroeira Santa Clara “cultivando paz e bem em cada esquina”...

Texto adaptado de artigo do Elo Comunitário, escrito por Juçara Claudete da Silva Mayer

Nenhum comentário:

Postar um comentário